Livro: CAMINHOS DE ENERGIA. ATLAS DOS MERIDIANOS E PONTOS PARA MASSOTERAPIA E ACUPUNTURA

A acupuntura e massoterapia se enquadram na área de abrangência da integração terapêutica preconizada pela Organização Mundial de Saúde. Seu objetivo primordial é prevenir doenças e promover n a saúde, maximizar a circulação da energia vital no organismo e a normalização de alterações nas funções fisiológicas e dos tecidos moles.

O legado da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem sua origem há aproximadamente 7.500 anos, na utilização das plantas medicinais e posteriormente com a acupuntura e massagem. Tem uma linguagem mais simbólica e universal em referência à atual e à ocidental. Ela abrange a totalidade, mas inclui cada parte da natureza e das manifestações humanas. É fundamental que esta linguagem se insira no estudo e na prática dos pesquisadores, terapeutas e médicos atuais, permitindo a ampliação e transformação dos aspectos estereotipados e limitados dos paradigmas vigentes.

Neste livro o leitor poderá conhecer melhor a vasta e profunda terminologia da MTC, de maneira acessível, organizada e com os esclarecimentos desses termos ancestrais e ainda somando-se à nomina anatômica. O Atlas, que se encontra do 3º, entre os 6 capítulos, facilitará o estudo e aplicação dos pontos e trajetos dos meridianos energéticos chineses.

Há um diferencial nesta publicação. Foi usado o sistema ortográfico pinyin, que faz a transliteração dos ideogramas e caracteres da língua chinesa (mandarim) com os respectivos tons (acentos), que aproxima a pronúncia dos termos com a fala chinesa, o que dificilmente encontramos nas publicações desta área.

Há também o cuidado com a pesquisa dos ideogramas chineses, com seu uso de maneira correta para cada termo transliterado, que foram usados no decorrer do texto e no glossário.

Esta obra apresenta também:

- A riqueza de ilustrações (figuras e fotos), tabelas com a síntese dos conceitos, grupos de pontos e sinais orgânicos;

- A organização e atualização da terminologia usada pelos Tratados da MTC;

- O aprofundamento dos aspectos do Espírito (Shén), do potencial dos sentimentos e das alterações emocionais.

O autor, Sidney Donatelli, elaborou esse material durante 15 anos, devido às especificidades do assunto, com uma vasta pesquisa e a sua experiência prática em consultório desde 1983. Foi iniciado espiritualmente pelo mestre Wu Jye Cherng e é coordenador do Curso de formação em massoterapia oriental e ocidental, onde já foram formados mais de cinco mil alunos.